Logotipo EF (1).png

Fundamentos do Futsal

 

 

 

Os fundamentos do Futsal são tecnicas utilizadas durante o jogo em questão, nos quais são eles: passe, chute, cabeçeio, condução, recepção (domínio de bola) e drible.

 

 

Passe

 

O passe conciste em lançar a bola para seus companheiros de time, sendo o fundamento mais usado durante o jogo, pois é o fundamento necessário para alcançar o objetivo principal do jogo que é marcar gol. O jogador com a posse de bola precisa de força, precisão e uma visão ampla da quadra a fim de saber onde estão os jogadores do seu time e evitar que a bola vá em direção a seus adversários. Os tipos de passes mais comuns são: passes de chapa, peito do pé, calcanhar, entre outros.

 

 

ee5e3e3e641398a2dc54897bf26ec2e7.jpg

Chute

 

O chute serve pra lançar a bola gol tanto quanto para fazer com que o adversário não a domine. O chute tem duas finalidades, a primeira seria o chute ofensivo (marcar gol), já a segunda seria o chute defensivo (impedir que o adversário marque gol). Para execulta-lo o jogador precisa ser ágil, preciso, e ter noção de espaço para chutar a bola no local correto onde o goleiro não a alcance.

 

chute.jpg

Cabeceio

 

O cabeceio Está relacionado à ação no qual o jogador usa a cabeça para golpear a bola. Para isso, ele poderá fazer em pé, realizando um salto ou mergulhando. No caso, o cacebeio poderá ser feito de forma ofensiva e defensiva. O jogador poderá realizar esse fundamento tanto parado, quando em movimento, em linha reta, tanto para marcar gols quando impedir que seu adversário o marque.

4576642_70c125f12dc75c6.jpg

Condução

 

Na condução como o próprio nome já diz, o jogador deverá levar/deslocar a bola com a parte interna ou externa do pé, em zigue-zague, para todas as partes de dentro da quadra/área de jogo, trocando de posição, ou em linha reta. Quando um jogador realiza o passe com o bico do pé, o controle da bola é pequeno, devendo ser evitado para melhor desempenho e controle de bola.

condução.JPG

Recepção (domínio de bola)

 

A recepção de bola é realizada com a sola do pé para que o jogador possa dominar a bola, sendo um dos fundamentos essenciais para discorrer o jogo de forma precisa. A recepção também pode ser feito com a parte interna ou externa do pé e demais áreas do corpo, (menos braços e mãos). Sendo assim, o domínio deverá ser orquestrado pelo jogador de acordo como a bola chega até ele, ou seja, bola resteira (partes do pé e sola), bolas no espaçamento aéreo (áreas as quais se aproximam do corpo). Em geral, os domínios de bola mais comuns são: sola do pé, parte interna, externa, dorso do pé, e peito.

 

domínio.png

Drible

 

O drible pode ser denominado como artimanhas ou recursos que o jogador em posse de bola usa para confundir seu adiversário vizualmente sem perder o controle da mesma, realizando movimentos variados de tecnica e precisão, criatividade, balanço e força. O drible em si tem o objetivo de realizar investidas no seus adversários e desviar de marcações mais acirradas. 

 

 

978f87e7dca2e80aaa0febfbddb9ad86.jpg

Veja também a seguir...