Logotipo EF (1).png

A História do Handebol

 

 

 

 

08bd48ff65ff80032a5334676a3a69d6.jpg

O handebol é um esporte coletivo que envolve duas equipes. Cada equipe tem o objetivo de marcar gols num determinado espaço de tempo e assim vercer a aprtida. A equipe vencedora é aquela que marcar o maior número de fazer gols na baliza do seu adversário. No handebol, a bola é jogada e conduzida com as mãos, por meio de ações de passes e lançamentos.

 

Diferente do Basquetebol, Futebol e Voleibol, a origem do Handebol é um quanto misteriosa. Há indícios dejogos antigos muito próximos ao que jogamos hoje como nome de Handebol quea pareceram na Grécia (Urânia) e na Roma (Harpastum), ambos em tempos muito passados.

 

Há indícios de jogos antigos muito proximos ao Handebol que conhecomos hoje como (Urania) praticado na Grécia e (Harpastum) na Roma antiga, ambos em tempos desconhecidos.

 

 

 

handebol_antiguidade.jpg

Primórdios do Handebol na Roma antiga

No início, o handebol, anteriormente chamado de Torball era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim (DE), sendo praticado ma modalidade de campo, ao ar livre, com as medidas de 40 x 20 metros. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o desporto passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa.

 

Em 1919, Karl Schelenz, atleta e professor de Educação Física reformulou o Torball e alterou seu nome

para Handball (Handebol), estabelecendo novas regras que posteriormente foram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica. Seu trabalho contribuiu no desenvolvimento do esporte pelo mundo enaltecendo o cenário do desporto praticado até hoje.

Schelenz-Karl-Erich-Konight-e-Max-Heiser.jpg

Karl Schelenz (1890 - 1956), criador do Handebol

Em 1925, aconteceu o primeiro jogo oficial de Handebol entre as seleções da Alemanha e Áustria, na qual a austríacos vencera, os alemães por 6x3.

 

 

historia-handebol.png

Áustria 6 x 3 Alemanha (1925)

Primeira aparição do Handebol no Jogos Olímpicos

 

Em 1936, Berlin, o Handebol apareceu pela primeira vez como uma modalidade oficial nos Jogos Olímpicos, ainda na versão de Handebol de Campo e apenas disputado por homens. Nos jogos a equipe da Áustria ficou com a medalha de ouro.

Jogos Olímpicos  (1936).png

A Federação Internacional de Handebol, conhecido pela sigla (IHF), foi fundada em 11 de julho de 1946, em Copenhagen, Dinamarca, por representantes de oito federações nacionais. Os membros fundadores foram: (Dinamarca, Finlândia, França, Noruega, Holanda, Polônia, Suécia e Suíça), aos cuidados de Gösta Björk da Suécia, primeiro presidente da (IHF).
Em junho de 1948, o segundo Campeonato Mundial de Handebol Masculino é disputado na França, o primeiro organizado pela IHF. Um ano depois, em setembro de 1949, o primeiro Campeonato Mundial de Handebol Feminino era disputado em Budapeste, Hungria.

 

 

IHF.png

O handebol de salão foi inventado na década de 1940 na Dinamarca. Diminuindo o número de jogadores para de 7 de cada lado, jogado em uma quadra uma pouco maior do que uma quadra de basquete, com tamanho de gols menores. Mais uma vez, este esporte teve origens em nações germânicas, atraindo um público mais amplo.

 

O handebol indoor (quadra) fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Munique em 30 de agosto de 1972, apresentando 16 equipes masculinas de 4 continentes. Com a medalha ouro indo para a Iugoslávia. Pouco tempo depois, o handebol feminino estreia nos Jogos Olímpicos, ao lado dos homens, em Montreal (CA) no dia 18 de julho de 1976.

 

Jogos Olímpicos de Munique (1972).jpg

Jogos Olímpicos de Munique (1972) 

 

O Handebol no Brasil

 

No Brasil, o handebol como modalidade de campo foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente 
da colônia alemã, no início da década de 30. Em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Aqui, o esporte ficou restrito a São Paulo até a década de 60, quando o professor francês Augusto Listello, durante um curso internacional em Santos, apresentou a modalidade aos professores de outros estados. 

 

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe) era fundada em 1979, sendo órgão responsável pelos eventos de handebol que ocorrem no país.

 

 

CBHB.jpg

Feitos do Handebol Feminino

 

 

A seleção feminina conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Canadá em 1999, com a equipe sendo classificada para os Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália) no ano 2000. Outro feito da seleçaõ aconteceu em 2013, na Sérvia, com a seleção brasileira se consagrando como campeã no campeonato feminino mundial de Handebol.

 

Seleção Brasileira feminina de Handebol

Atualmente, diversos estados possuem equipes de Handebol, com destaque em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Entretanto, mesmo que o handebol tenha certa representatividade no país, esse esporte ainda é menos praticado e pouco estimulado em escolas publicas e privadas em comparação com o futebol, vôlei e basquete.

 

 

 

Leia também